Para pequenas comunidades, as agroflorestas oferecem inúmeros benefícios. Além de proporcionar alimentos de maneira mais sustentável, elas aumentam a biodiversidade local, melhoram a qualidade do solo e ajudam a conservar os recursos hídricos. Esse modelo de agricultura também reduz a dependência de insumos externos, como fertilizantes químicos, o que diminui os custos de produção. Com mais diversidade de cultivos, as famílias têm acesso a uma alimentação mais rica e saudável, e a venda de produtos excedentes pode gerar uma renda adicional. Assim, as agroflorestas contribuem para a segurança alimentar, a conservação ambiental e a autonomia das pequenas comunidades.
Agroflorestas permitem o cultivo simultâneo de diferentes culturas, como frutas, grãos, madeira e produtos medicinais. Isso diversifica as fontes de renda, reduzindo a dependência de uma única commodity e diminuindo riscos econômicos.
A combinação de árvores e cultivos melhora a resistência das plantações a eventos climáticos extremos, como secas e inundações. As árvores agem como barreiras naturais, protegendo as culturas contra erosão do solo e ventos fortes.
Sistemas agroflorestais enriquecem o solo com nutrientes, melhorando sua estrutura e fertilidade ao longo do tempo. A decomposição de folhas e matéria orgânica das árvores ajuda a reter umidade e promover a saúde do solo, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos.
Com a melhora natural do solo e a introdução de espécies que se complementam, os custos com insumos como fertilizantes e pesticidas podem ser significativamente reduzidos, já que as árvores e plantas nativas atuam como repelentes naturais de pragas.
Agroflorestas atendem à crescente demanda por produtos sustentáveis. Empresas que adotam práticas agroflorestais têm a oportunidade de acessar nichos de mercado com consumidores dispostos a pagar mais por produtos ambientalmente responsáveis, com certificações orgânicas e de sustentabilidade.
Plantar árvores em sistemas agroflorestais captura carbono da atmosfera, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. O agronegócio pode se beneficiar financeiramente ao participar de programas de crédito de carbono, além de melhorar sua imagem corporativa e cumprir metas de sustentabilidade.
Agroflorestas promovem um ambiente diversificado que apoia a fauna e flora locais, contribuindo para a conservação da biodiversidade. Isso pode trazer benefícios ecológicos e reputacionais para as empresas, que podem demonstrar compromisso com práticas agrícolas regenerativas.
Estudo de viabilidade
Planejamento
logístico
Avaliação
in loco
Dimensão e georeferência
Análise
do solo
Mudas e
insumos
Plantio de
adubação
Recuperação da Mata Atlântica com estímulo sustentável ao desenvolvimento econômico e social da região. Implantação de 3 UDs agroflorestais de 1 ha com foco na produção de frutíferas da Mata Atlântica e espécies ameaçadas de extinção.
Palmeira Jussara
Araçá Vermelho
Cambucá
Amora Preta
Bacupari
Grumixama
Goiaba Serrana
Pitanga
Cambuci
Mandioca
Cúrcuma
Inhame
Ora Pro Nobis
Batata Doce
Hibisco
Nossa parceira no projeto, produz diversos produtos alimentos de alta qualidade. Todos os insumos utilizados pela Agro Orgânicos são produzidos pela comunidade local que mantém o ecosistema da agrofloresta, um sistema de cultivo integrado que respeita e preserva o equilíbrio da natureza. A agrofloresta não apenas protege o solo e conserva os recursos hídricos, mas também proporciona uma produção rica e sustentável, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. A Agro Orgânicos, produz alimentos que respeitam o ciclo natural da terra e promovem o bem-estar das famílias que trabalham para preservar a biodiversidade local. Cada produto carrega o compromisso com um futuro mais sustentável e saudável, tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente.
Nosso pessoal está pronto para ajudar sua empresa ou seu município. Entre em contato!
Contato